Convênio nega autorização do teste de Covid-19 para beneficiária de Araraquara.

Apesar da determinação da ANS para a obrigatoriedade de cobertura do procedimento por parte das operadoras de saúde, uma dentista moradora da cidade de Araraquara, precisou pagar um teste particular em razão da negativa do convênio.

Josiane Nogueira, profissional da área da saúde em odontologia, apresentou sintomas compatíveis com a covid-19 após uma gripe. Ao procurar um profissional médico para averiguar se havia tido contato com o vírus causador da doença.

Ao procurar um local credenciado para realizar o exame, Josiane conta que não conseguiu realizá-lo, pois a guia do procedimento havia sido negada pelo convênio. Quanto entrou em contato com o PROCON e com a ANS, ela foi informada que o pedido estava incorreto, e deveria ser mais “específico” para obter a autorização.

Josiane retornou na médica que a tinha atendido e explicou a situação. A profissional refez a guia, especificando corretamente e justificando o pedido do exame, porém, ao chegar no laboratório, Josiane constatou que o pedido ainda estava sendo negado pela operadora.

Em contato com a Sul América, operadora responsável pelo plano, Josiane foi informada que a cobertura era apenas em característica PCR, ou seja, quando o paciente está na fase aguda da doença. A dentista resolveu então, realizar o teste particular, com o próprio laboratório, onde relata que pagou R$ 175,00 com desconto dado pelo responsável do local.

Resolução

A empresa Sul América informou que vai reembolsar Josiane pelo valor pago no exame, haja visto que a nova resolução da ANS (vigente desde 14 de agosto de 2020) determina que todo portador de plano de saúde tem direito ao teste para a Covid-19.

Para conferir a nossa matéria sobre essa resolução, clique aqui: ANS inclui teste sorológico para Covid-19 no Rol de coberturas obrigatórias.

Se constatar alguma irregularidade em seu plano de saúde sobre negativa para o teste, contate um especialista em direito da saúde. A Sinhorini Advogados associados está à disposição!

Fonte: G1.

Posts Relacionados

Fechar Menu