O impacto da vigência da LGPD nas campanhas eleitorais.

Candidatos a cargos políticos também deverão adequar-se à Lei Geral de Proteção de Dados, vigente desde sexta-feira. Potencializada pela pandemia de Covid-19, a realização de procedimentos de forma digital evidenciou ainda mais a necessidade de segurança online.

A manipulação e direcionamento virtual de dados, campanhas publicitárias e utilização incorreta de dados do usuário também foram apresentadas como argumentos de extrema importância para a vigência da LGPD, levando em conta a presença cada vez maior das pessoas nas redes sociais.

Essas redes sociais e aplicativos podem coletar dados diversos, dependendo de sua finalidade. CPF, cartões, documentos diversos e até mesmo CEP são utilizados de variadas formas na internet. Se não há controle desses dados ou uma lei que assegure a proteção dos usuários, o índice de crimes cibernéticos, manipulação de dados e outros acontecimentos prejudiciais tendem a aumentar cada vez mais.

Vantagens injustas

O especialista e pesquisador João Guilherme Bastos, do INCT-DD (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital) atenta para redirecionamentos de ideais de campanha que podem influenciar diretamente na opinião dos eleitores.

Isso acontece porque o redirecionamento preciso de dados digitais podem alterar a opinião popular e causar uma disputa injusta, sem que a pessoa tenha conhecimento disso ou aceite que se faça. Como os servidores são todos online, diversas informações ficam atreladas ao número do documento ou nome do usuário, por exemplo.

Bastos ilustra esta situação como no caso de farmácias, que concedem descontos aos seus clientes quando estes informam o CPF, por exemplo. Se há um candidato com intenções de campanha voltada à idosos ou pessoas enfermas, que estejam sempre fazendo uso de medicamentos, ele poderá direcionar, com os dados obtidos, uma campanha ou mensagem aos grupos que serão capazes de elegê-lo.

Já falamos recentemente sobre como a vigência da LGPD poderá auxiliar o consumidor à obter informações sobre como seus dados estão sendo utilizados, para ler a matéria completa, clique abaixo:

Vigência da LGPD permite maior controle do consumidor sobre seus dados online.

Fonte: Oglobo.

Posts Relacionados

Fechar Menu

Fale Conosco

Fale pelo Telefone

(19) 3231 5650

Fale pelo Whatsapp

(11) 9 4900 9364